Tesouraria¶
Módulo responsável pela gestão completa das transações financeiras da empresa, efetuando o controle dos lançamentos em contas caixa e contas bancárias, transferências entre o caixa e bancos, conciliação de saldo, cancelamento de conciliação de saldo, apuração de saldos através de relatórios, alteração de conta financeira e emissão de cheques.
Menu - Tabelas¶
Estado: Cadastro dos estados
Feriado: O cadastro de feriados no sistema é de grande importância pois auxiliará no controle de vencimentos e pagamentos das duplicatas/boletos
Moeda: Cadastro dos tipos de moedas(real,dólar,etc.) que serão usadas no sistema
Índice: Cadastro de índices que serão refletidos durante os lançamentos financeiros
Histórico padrão: Cadastro padrão de históricos que serão utilizados durante o lançamento de notas fiscais
Operação: Cadastro das formas de pagamento e de vencimentos que serão utilizadas durante o lançamento de notas fiscais
Documento: Cadastro dos tipos de documentos que serão utilizados nos lançamentos
Categoria: Cadastro da classificação financeira da receita ou da despesa
Centro de Custo: É uma classificação contábil que permite a melhor identificação da unidade/empresa geradora da despesa e/ou receita
Filial: Cadastro da filial a ser utilizada no sistema
Local: Cadastro dos locais físicos,que indicará para onde o mercadoria/serviço será enviado/utilizado
Conta Corrente: Cadastro das contas correntes, poupanças, contas de aplicação e caixas da empresa
Município: Cadastro dos municípios
País: Cadastro dos países
Natureza da Operação: Cadastro do código utilizado no Brasil para classificar legalmente os itens da Nota Fiscal, em relação ao tipo de operação que está sendo realizada (origem, destino e uso das mercadorias)
Menu - Cadastro¶
Pessoa: Efetua o cadastro de pessoas com natureza física, jurídica e autônoma. Permite também a consulta das pessoas cadastradas, a impressão a partir da seleção dos campos desejados e ainda a impressão de etiquetas
Lançamento em conta bancária: Possibilita alteração e exclusão de uma movimentação bancária.
Menu - Movimento¶
Edição de lançamentos: Permite o lançamento da movimentação bancária.
Fechamento: Permite fazer o fechamento da movimentação bancária, a partir de uma determinada data, não permitindo após o fechamento, fazer lançamentos no período fechado.
Cheque: É possível fazer o agrupamento, a emissão, estorno,cópia, cancelamento, estornar o agrupamento e consultar o agrupamento de cheques.
Conciliação: A conciliação consiste na comparação da movimentação financeira registrada no sistema com a movimentação bancária exibida extrato bancário. Consulta: Permite a consulta de saldo bancário, movimento (Entrada/Saída) e cheques cancelados.
Listagem: Permite emitir relatório contendo as movimentações bancárias, seja por conta, lançamento, data e etc, conforme filtro informado.
Menu - Relatório¶
Extrato: Este relatório reporta as movimentações (Entradas/Saídas) financeiras de uma conta conforme o período informado, similiar a um extrato bancário. Pode ser emitido contendo somente os lançamentos conciliados ou todos.
Cheque: É possível emitir relatórios contendo somente os cheques emitidos, cancelados ou documentos por cheque (quando há o agrupamento).
Movimentação: É possivel emitir os seguintes relatórios:
Analítico: Este relatório contém cada movimentação (Entrada/Saída), totalizando o saldo do dia de acordo com a data e conta informada. Similar ao livro caixa.
Sintético: Este relatório contém o saldo inicial, entradas, saídas e saldo final de cada conta existente de acordo com o período informado. Pode ser emitido contendo somente os lançamentos conciliados ou todos.
Boletim: Este relatório contém o resumo das movimentações (Entrada/Saída) de cada conta existente de acordo com o dia informado. Pode ser emitido contendo somente as contas com ao colocar o numero de NI, e aparece esse erro ao consultar o lançamento. Usando o Habilis: Acesso ao manual do sistema.
Guia de referência: (em elaboração)
Sobre o sistema(F10): Informações sobre a versão do sistema, local de instalação e histórico de atualizações de versão e logs de execuçãodas atualizações.
Lançamentos de transações bancárias¶
Essa rotina deve ser usada para todas as movimentações de dinheiro nas quais o dinheiro saia de uma conta para outra sem sair do saldo total da empresa. Por exemplo, aplicação de valores, resgates das aplicações, provisão de fundo fixo etc.
Acesse: Movimento / Edição de lançamentos
ou clique no ícone branco do módulo tesouraria:
Na tela de edição:
- Número - Este campo é preenchido automaticamente pelo banco de dados ao se incluir um lançamento. Após gravar o lançamento o número será apresentado neste campo e deve ser anotado para acesso futuro.
- Data - Informar a data em que a transferência foi ou será realizada.
- Movimento - Este campo SEMPRE deverá ser preenchido com 'Saída'.
- Valor - Preencher com o valor da transferência.
- Conta corrente - Informar de qual conta o dinheiro está saindo.
- Transferência para - SEMPRE marcar essa opção.
- Conta corrente - Informar a conta para a qual o dinheiro está sendo transferido.
- Código - Informar o código do documento de entrada na conta de destino, por exemplo nas transferência para fundo fixo esse campo deve ser preenchido com dinheiro.
- Número - Preencher caso exista.
- Favorecido - Nas transações com cheque informar o nome do favorecido do cheque.
- Débito em - Informar o código e o número do documento na saída do dinheiro.
- Histórico - Preencher com informações relativas ao motivo da transferência. Essas informações irão fazer parte do histórico do lançamento contábil.
- Categorias - Não informar este campo.
- Contabilização - A contabilização das transferências é automática tendo como base a conta contábil informada na tabela de contas correntes. Para verificar a contabilização do lançamento clique na guia Contabilização.
Cheques¶
Agrupamento¶
Nesta rotina é possivel agrupar em um cheque vários pagamentos.
Acesse: Movimento / Cheques / Agrupamento
Atenção! antes de realizar o agrupamento é preciso fazer quitação dos lançamentos no módulo financeiro, pago em cheque.
Após realizar a quitação, acesse Movimento / Cheques / Agrupamento
Informe a conta, documento e período do lançamento e clique no botão Pesquisar. O sistema irá listar todos os lançamentos existentes conforme filtros informados.
Presione a tecla Ctrl e selecione os lançamentos que deseja agrupar no cheque. clique no botão Agrupar.
Ao clicar em OK será gerado o número do agrupamento.
Estorno do Agrupamento¶
Nesta rotina é possível estornar os agrupamentos existentes.
Acesse: Movimento / Cheques / Estorno do agrupamento
Informe o número do agrupamento ou os demais dados e clique no botão Pesquisar.
Selecione o agrupamento que deseja e clique no botão Estornar.
Atenção! É importante fazer também o estorno da emissão do cheque.
Emissão Cheque¶
Nesta rotina é possível efetuar a impressão do cheque.
Acesse: Movimento / Cheques / Emissão
Ao clicar em emitir o sistema irá atribuir a númeração ao cheque.
Estorno de emissão de cheque¶
Nesta rotina é possível realizar o estorno da emissão do cheque.
Acesse: Movimento / Cheques / Estorno da emissão
Para realizar o estorno, selecione o cheque e clique no botão Estornar.
Cópia¶
Nesta rotina é possível emitir cópias de cheques em uma ou duas colunas.
Acesse: Movimento / Cheques / Cópia
Cancelamento¶
Nesta rotina é possivel efetuar o cancelamento de cheque.
Acesse: Movimento / Cheques / Estorno da emissão
Para realizar o cancelamento informe um dos filtros da tela ou através do botão Localizar,
selecione o cheque e clique no botão Excluir.
Conciliação bancária¶
Nesta rotina é feita a conciliação dos lançamentos já realizados no sistema, com os lançamentos apresentados no extrato do banco. É ideal que essa rotina, seja executada todos os dias para a conciliação do movimento do dia anterior.
Acesse: Movimento / Conciliação
Tela de conciliação:
- Conta - Informar a conta que se quer conciliar.
- Data - Informar a data da conciliação.
- Saldo a conciliar - Informar o saldo final do banco que se está conciliando no extrato do dia a ser conciliado.
Atenção! Após preencher este campo deve-se clicar em pesquisar:
Saldo conciliado - O sistema irá apresentar o saldo conciliado anterior. E a medida que os lançamentos forem sendo marcados este saldo será alimentado com o valor destes lançamentos.
Diferença - É a diferença entre o valor a ser conciliado e o valor já conciliado. A conciliação poderá ser concluída quando este valor estiver zerado. Quando a diferença zerar e o saldo conciliado do sistema estiver batendo com o saldo do extrato do banco deve-se clicar no botão conciliar:
Para desfazer uma conciliação, acesse: Cadastro/Lançamento em conta bancária/ Edição
Digite o número interno do lançamento ou clique em Localizar. Ao encontrar o lançamento, altere o campo "Conciliado" para "Não" em seguida, clique em "Aplicar".
Consulta Bancária¶
Saldo¶
Acesse: Movimento / Consulta / Saldos
Ao acessar a rotina informe a conta e a data que deseja verificar o saldo e clique em Calcular Saldos.
Movimento¶
Acesse: Movimento / Consulta / Movimento
Ao acessar essa rotina, o sistema listará todos movimentos existentes, selecione o movimento desejado e no grid inferior será possível visualizar todos os dados deste lançamento.
Cheques cancelados¶
Acesse: Movimento / Consulta / Cheques cancelados
Ao Acessar essa rotina o sistema listará todos os cheques já cancelados.
Listagem¶
Nesta rotina é possivel emitir uma listagem contendo toda a movimentação bancária.
Basta informar um dos filtros e clicar em Imprimir ou Visualizar.