Pular para conteúdo

Instalação

Habilis

A instalação do Habilis em uma máquina nova deve ser realizada, preferencialmente, por nossos técnicos ou por alguém com conhecimento de redes e de SQL Server, se possível deve ser previamente treinado. Seguem as instruções para que esta pessoa possa efetuar a instalação do Habilis em uma nova estação de trabalho.

Pré-requisitos

  1. A estação de trabalho deve conseguir resolver o nome do servidor. Para verificar se isto está ocorrendo basta, no prompt do DOS, executar o comando ping [servidor]. Substituindo [servidor] pelo nome da máquina onde o SQL server com o banco do de dados do sistema está. Caso o ping não esteja respondendo o suporte de TI deve ser acionado para verificar.
  2. A estação de trabalho deve estar no mesmo domínio do servidor. Caso a rede não tenha domínio, então algum compartilhamento do servidor deve ser mapeado na estação de modo a garantir o acesso da estação aos recursos do servidor.

Instalação

Para a instalação do Habilis em uma nova estação, sem afetar as demais estações que estão em funcionamento, deve ser feita a instalação do Habilis na mesma versão que está rodando. Todas as estações devem sempre executar a mesma versão para evitar erros.

Para facilitar a instalação em novas estações, sempre que uma nova versão for baixada para atualização, ela deve ser salva em algum compartilhamento no servidor, de modo a poder ser acessada nas estações para a atualização e sempre que necessária a instalação numa nova máquina ou em uma máquina que tenha sido formatada.

Caso tenha a versão em uso para instalar, execute os seguintes passos:

  1. Instale o Habilis: HB-X-X-X.exe

  2. Instale também as DLL's do sistema: DLL-X.exe.

Para baixar a versão mais atual do Habilis, caso não exista a versão em uso salva, acesse: Atualização do Habilis. Neste caso todo o procedimento deve ser executado e todas as máquinas deverão ser atualizadas.

Finalizando o acesso ao servidor

Após a instalação do sistema na nova estação de trabalho alguns ajustes deverão ser feitos de acordo com a versão do Windows instalada para permitir o acesso ao servidor.

Windows 32bits

  1. Em uma estação onde o Habilis está funcionando copie da pasta C:\Arquivos de Programas\AYK\Habilis o arquivo AYK_V.CFG
  2. Cole o arquivo na pasta C:\Arquivos de Programas\AYK\Habilis da nova estação.
  3. No Windows vá em Iniciar / Executar digite: CLICONFG e clique em OK.
  4. Na tela que irá abrir passe Named Pipes para a caixa de Protocolos habilitados.
  5. Na guia Alias clique em Adicionar.
  6. No campo "Alias do servidor" digite o nome do servidor. Caso o banco de dados do sistema esteja instância do SQL digite o nomedo servidor + \ + Instância. Por exemplo: "server\sql208".

Windows 64bits

  1. Em uma estação onde o Habilis está funcionando copie da pasta C:\Arquivos de Programas\AYK\Habilis o arquivo AYK_V.CFG
  2. Cole o arquivo na pasta C:\Arquivos de Programas (x86)\AYK\Habilis da nova estação.
  3. Em Iniciar / Executar digite: CLICONFG e clique em OK.
  4. Na tela que irá abrir passe Named Pipes para a caixa de Protocolos habilitados.
  5. Na guia Alias clique em Adicionar.
  6. No campo Alias do servidor digite o nome do servidor. Caso o banco de dados do sistema esteja instância do SQL digite o nomedo servidor + \ + Instância. Por exemplo: "server\sql208".
  7. Abra o Windows Explorer.
  8. Vá até C:\Windows\SysWOW64
  9. Localize e execute o programa: odbcad32.exe
  10. Clique em Adicionar.
  11. Na lista de drivers escolhar SQL Server e clique em concluir.
  12. No campo Nome dê um nome a conexão que pode ser o próprio nome do servdidor.
  13. No campo servidor digite o nome do servidor com a instância se houver, ex: server\Instancia
  14. Clique em avançar
  15. Caso o usuário logado no Windows acesse ao sistema com conexão integrada do Windows (sem digitar usuário nem senha na tela de conexão) deixe marcada a opção "Com autenticação do Windows NT usando ID de logon de rede." Senão marque a opção "Com autenticação do SQL Server usando o ID de logon e senha inseridos pelo usuário"
  16. Clique em Configuração do cliente...
  17. Mude a biblioteca de rede para Pipes Nomeados.
  18. Clique em OK
  19. Caso a opção selecionada seja a autenticação com senha, coloque o logon e a senha do usuário e clique em avançar.
  20. Clique em Avançar novamente
  21. Clique em concluir.
  22. Clique em Testar fonte de dados.
  23. Caso esteja tudo certo clique em OK. OK novamente e mais uma vez OK.